FÓRUM DE DISCUSSÕES

Tópico: FÓRUM DE DISCUSSÕES

POR QUE AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ACABAM?

Jaime | 16/09/2012

“Pesquisa de Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos, divulgada pelo Sebrae-SP aponta que 31% das pequenas empresas quebram no primeiro ano de atividade e, 60% em até cinco anos. A inexistência e a fragilidade do planejamento, além dos problemas de gestão estão entre os principais fatores deste alto nível de mortalidade empresarial.”
“Pesquisa anual da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), quanto aos índices de empreendedorismo no Brasil, revela que a taxa de empreendedorismo no país caiu de 21,4%, em 2000, para 12,9%, em 2003, chegando aos 11,3% em 2005, situando-se na sétima colocação entre os participantes do GEM. Entretanto, como a média mundial é de 8,8%, o Brasil ainda apresenta níveis elevados na atividade, mostrando que o país é um dos mais empreendedores do mundo.”
Estas são as notícias mais “enfeitadas” por assim dizer; olha que bonito que é: “ O estudo também identifica as principais causas que levam ao fechamento das empresas:
- “comportamento empreendedor pouco desenvolvido; - falta de planejamento prévio; - gestão deficiente do negócio; - insuficiência de políticas de apoio; - flutuações na conjuntura econômica; - problemas pessoais dos proprietários.”
Em verdade não se toca no principal, nos tópicos principais, do por que um empreendedor quebra, e por que o índice de empreendedorismo vem caindo no Brasil (e vai cair mais): - ora, as pessoas estão deixando de ser trouxas, colocando seu dinheiro a mercê dos impostos, de funcionários que não estão nem aí para o esforço do empresário, que não enxergam uma oportunidade além do salário do final do mês, dos elevados custos de produção e aquisição dos produtos à venda, da margem irreal, e da concorrência!
Cai fora enquanto é tempo, meu amigo, deste estudo rebuscado, que não devolverá teu dinheiro nem seu tempo!
Estas notícias falam apenas quando você está lá dentro. Elas não têm uma administração preventiva: -Ah, ele não conhece fluxo de caixa...ah, ele não sabe dos requisitos jurídicos, ah...ele não sabe planejar, adequar o estoque, curva ABC. Nossa! O que deve ser feito, é uma análise com aquele que querem serem empreendedores. Saber deles se estão dispostos a torrar sua paciência e seus tostões. E não é por falta de planejamento, nem de conhecimento jurídico, é muito mais do que isto! Mas tem que ser feito ANTES, antes de montar sua loja, seu negócio. Depois de embarcar no navio, no porto, se algo não der certo, você só tem o oceano para pular, e tem que saber nada muito bem, por que não terá nenhum salva-vidas, aguardando você para ensinar planejamento, estratégia, conhecimentos jurídicos... o empreendedor é essencialmente um INVESTIDOR que trabalha com as próprias mãos, e portanto deve ser alertado ANTES, dos riscos de investir num negócio, que certamente vai cair nas estatísticas de falência e quebra. Leia meu livro, se você quer colocar um negócio, e não entre em fria, digo, nas estatísticas.

Leia mais: http://meunegocioeumsucesso.webnode.pt/

Forum

Jaime | 16/09/2012

Podemos conversar aqui sobre o temas abordados no livro. Fique à vontade para expressar sua dúvida, ou colocar sua colaboração. Obrigado. Jaime

Novo comentário

Contato

Meu Negócio é um Suce$$o!

Envie um email, informando o assunto, que eu terei o maior prazer em atender.


http://meunegocioeumsucesso.webnode.pt/